Páginas

NUTRIÇÃO FUNCIONAL

eu ando bem interessada na nutrição funcional porque estou, nesta fase atual, mais interessada  não somente em emagrecer, mas também ganhar mais vitalidade.

ainda tenho poucas informações sobre o assunto,mas o que me chamou a atenção, foi a possibilidade de um estudo  da minha "individualidade bioquímica". o que me permite uma dieta mais personalizada, que não se limita apenas ao consumo de alimentos considerados saudáveis.

para definir o melhor plano alimentar, o nutricionista busca conhecer profundamente o paciente. por isso, além dos clássicos exames laboratoriais, os pacientes respondem a  uma série de perguntas sobre saúde (por exemplo, se as unhas estão fracas e o intestino funciona bem), comportamento (se há alterações de humor, se a pessoa fica irritada com facilidade) e herança genética (possíveis doenças na família).  Os sintomas são, então, relacionados a carências ou excessos de determinados nutrientes.

as dietas não são generalizadas e nem se baseiam em contar calorias.cada indivíduo tem uma genética, um metabolismo único e, por isso, um determinado alimento pode ser benéfico para um e ter efeito oposto para outros.

nesta perspetiva,o emagrecimento é a consequência do reequilíbrio que promovemos em nosso organismo.se há algo errado, um organismo inflamado pode disparar não só obesidade, mas também sérios problemas de saúde como disfunções na tireoide, hipertensão arterial, doenças cardio vasculares, artrites, ovário policístico, diabetes e câncer, entre outros.

viu sentido e se identificou com a nutrição funcional ? então, simbora comigo !!



2 comentários:

Debora Moura disse...

Achei interessante...

Denny Baptista disse...

Meu sonho uma dieta dessas! Sigo no Facebook um nutrólogo com especialização em homeopatia que fala sempre nisso: no reequilíbrio nutricional do corpo. Pelo que eu entendi, o procedimento dele é esse: exames completíssimos, estudo da vida e hábitos do paciente, para então, através da suplementação adequada, interferir na dieta da pessoa, não só a fim de emagrecer, mas também de permitir que o corpo da pessoa funcione de maneira adequada.

Agora, me diz, onde encontrar um profissional que faça isso? Aqui não encontrei nenhum e fui em todos os nutricionistas e endócrinos e todos seguem a mesma linha: nutricionistas pedem hemograma básico e fazem aquelas dietas com X calorias por dia, nada personalizadas e os endócrinos entopem de remédios.

Me achei com um clínico geral, que faz melhor que os demais, muuuuuito melhor, mas ainda não é o que eu busco.

Tomara que tu encontre um bom profissional, aqui eu já desanimei!

Beijo!



Devagar eu Chego Lá