Páginas

ENTENDENDO O METABOLISMO



Muito se ouve falar em metabolismo, como: "eu engordo porque meu metabolismo é lento" ou "meu metabolismo não trabalha da forma que deveria", então decidimos esclarecer um pouco sobre o tão comentado metabolismo e também sobre o efeito platô, estado em que o organismo se adapta a uma restrição energética.


Como definição, o metabolismo é o conjunto de reações químicas responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula. O metabolismo pode estar em estado anabólico, que é a síntese, ou seja, formação de compostos ou pode estar em catabolismo, onde há degradação, ou "quebra" de compostos. No emagrecimento, o organismo está em catabolismo.


O organismo gasta uma quantidade de calorias simplesmente para manter suas funções vitais quando se está em repouso como respiração e funcionamento cardiovascular, por exemplo, esse valor refere-se à taxa de metabolismo basal. Para identificar quantas calorias são gastas em um dia é necessário incluir alguns fatores como peso (quem pesa mais possui necessidade calórica maior), idade (com o avanço da idade o metabolismo diminui), sexo (os homens possuem mais massa muscular e por isso o metabolismo é mais acelerado) e nível de atividade física (a atividade física aumenta o metabolismo) que influenciam o gasto energético do organismo.


Dessa maneira sabe-se que cada pessoa possui um gasto diferente e precisa de energia de forma diferente para se alcançar o objetivo necessário, seja ele emagrecimento, ganho de peso ou simplesmente para manutenção do peso atual.


O músculo também influencia o gasto energético, já que esse tecido é metabolicamente ativo e, quanto mais massa muscular está presente no corpo, maior será o gasto calórico. Naturalmente, os homens possuem um gasto calórico maior do que as mulheres já que eles apresentam uma maior quantidade de massa muscular e menor quantidade de gordura corpórea comparado com as mulheres.


Assim, cada indivíduo possui o metabolismo de uma forma, mais lento ou mais acelerado. Com o emagrecimento, há uma diminuição na ingestão energética e, com isso, após um tempo o organismo se acostuma a essa restrição, requerendo menos energia para suas funções vitais e o metabolismo diminui, se adaptando a tal restrição.


Esse é o chamado Efeito Platô. Nestas situações, deve-se diminuir ainda mais as calorias consumidas e aumentar a atividade física para que o metabolismo faça com que haja um gasto calórico a mais e, assim, o corpo continua com a eliminação de peso.


Outra alternativa é aumentar as calorias consumidas por um ou dois meses e em seguida diminuir novamente a ingestão calórica, para que o organismo não esteja adaptado à restrição calórica e ocorra o emagrecimento.


(Roberta Stella - Nutricionista)

3 comentários:

Anônimo disse...

É essencial entender bem o metabolismo. Temos que nos informar para emagrecer definitivamente, né, sem volta affff.

Beijos

Anônimo disse...

Obrigada pelo carinho Cris. Estou cheia de dor nas costas, por isso to passando rapidinho, mas assim que eu estiver melhor vou te visitar com mais calma. Beijão e até.

Juliewq disse...

AMORRRRRRRR mil desculpas....... to muito em falta com você e com todos da minha listinha... nao tem dado para visitar ninguém...está uma loucura...FICO MUITO FELIZ COM AS NOTICIAS e com seu emagrecimento.... muito mesmo amiga... sei que você é CAPAZ e vai atingir os seus objetivos com garra e determinação...CONFIO EM VOCÊ.... milhoessssssssssssssss de beijos e obrigada pelo carinho de sempre.... TE ADOROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO... Vc é um anjinho que Deus colocou no meu caminho



Devagar eu Chego Lá