Páginas

POR QUE GANHAMOS PESO?

“Os que estão acima do peso costumam buscar uma justificativa : “Deve ser genético”; “minha tireóide não funciona”; “ Descarrego a ansiedade na comida”; “Engordo só de olhar para o prato”.

A verdade é que a obesidade é uma doença crônica que se desenvolve a partir de uma combinação traiçoeira entre os genes e a disponibilidade de alimentos no ambie3nte em que a pessoa vive e fatores psicológicos.

As principais causas da obesidade são:
1 Genes
Se em sua família existem várias pessoas obesas, sua chance de se tornar obeso é de pelo menos 30%. Existem pessoas que ganham peso quando cometem pequenos exageros à mesa, enquanto outras precisam comer muito para engordar.
Os genes no entanto, não condenam ninguém à obesidade nem à magreza. A genética explica apenas tendência a engordar ou emagrecer com mais facilidade.

2. Dieta alimentar
A relação entre a energia proveniente dos alimentos e o peso corpóreo é simples:
Energia ingerida – Energia gasta + energia armazenada

O corpo não desperdiça energia. Cada caloria ingerida em excesso será armazenada sob a forma de gordura.
Para o equilíbrio energético do organismo, não faz diferença se as calorias vêm de verduras dos legumes ou dos carboidratos; o que interessa é o número total de calorias ingeridas.
È por causa do alto conteúdo energético que os nutricionistas recomendam restrição de doces e gorduras para quem precisa emagrecer. Isso não quer dizer que eles sejam proibidos, mas devem ser consumidos com moderação.

3. Sedentarismo
A vida sedentária de mulheres e homens é apontada como a principal causa da epidemia de obesidade que nos aflige.
Dietas hipercalóricas e falta de atividade física são fatores mais importantes do que os genes, porque causam obesidade independentemente da predisposição genética."
Dr. Dráuzio Varella
Existem muitos outros motivos para ganhar peso e vou piostando um pouquinho de cada vez. E você, sabe o motivo que te levou a engordar ?

Nenhum comentário:



Devagar eu Chego Lá