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LEI DA QUALIDADE



“O s alimentos dêem ser variados e conter todos os nutrientes”. Os nutrientes são diversas substâncias contidas nos alimentos como:
- carnes, em geral; ovos, leite, queijo, coalhada, feijão, soja, nozes, amendoim, etc;
- açúcares, como açúcar cristal, refinado, mascavo; cereais, como arroz, milho, trigo e suas farinhas, massas (macarrão, lazanha, etc), vegetais, frutas frescas e dessecadas, mel, rapadura, melado e doces em geral;
- gorduras ou óleos, como: óleos de soja, milho, girassol, canela, azeite de oliva, toucinho, banha, manteiga, margarina, creme de leite e carnes gordas. Estes alimentos são fontes de gorduras visíveis. Mas temos também as gorduras invisíveis ou de constituição, isto é, que estão nos alimentos, mas nós não vemos, como: gordura do leite, gordura dos queijos, gordura da gema, gordura da carne vermelha, gordura da azeitona, gordura do abacate, gordura do chocolate, gordura das nozes, do amendoim e das castanhas em geral;
- a água é indispensável à vida, pois ela é o principal componente do organismo. A água participa de todos os líquidos e células do orgânicas, desempenhando diversas funções essenciais no organismo humano uma vez que ela é a substância na qual se dissolvem os nutrientes, fornecidos pela alimentação; leva os nutrientes não absorvidos aos órgãos de excreção e regula a temperatura corporal.
O organismo excreta a mesma quantidade de água ingerida, mantendo o balanço hídrico.
A água é fornecida ao nosso organismo através da:
- ingestão de água pura;
- ingestão de outros líquidos;
- água resultante da oxidação dos alimentos ingeridos;
A ingestão de água é regulada pela sensação de sede e depende de alguns fatores como clima, preparações culinárias muito condimentadas, atividade física, etc. Há necessidade de se tomar dois litros de água pura por dia, sem contar com o líquido contido nos alimentos como café, leite, frutas e seus sucos, sopas, chás, etc. para hidratar os tecidos, principalmente apele, melhorar o funcionamento intestinal (excreção), facilitar a digestão.
A eliminação da água se realiza através dos rins, da pele, dos pulmões e das fezes, eliminando pela urina substâncias não utilizadas pelo organismo.
A celulose ou fibras, que não é tipicamente um nutriente, mas é considerada como tal, por exercer no organismo função reguladora importante (excreção).
Os nutrientes constituem a fonte que fornece ao organismos elementos químicos necessários à formação e reparação de seus tecidos, responsáveis pelo equilíbrio de todas as suas funções biológicas e de fornecimento de energia para suprir as suas exigências de calorias.
Fonte: Cardápios Balanceados para Sadios e Obesos
Autora: Delly Silva

6 comentários:

Vania San disse...

Muito bom esse livro Cris, não só para emagrecer mas para ter mais saúde, estou adorando!

Beijos amiga *(esou lavando roupa, pode? rsss )

Até mais

Duda Lemos disse...

Tô vendo que tú tá bem empenhada mesmo né?
Parabéns querida eu fiz a brincadeira lá no blog vc viu?.

bjim

Cris disse...

Olá xará! Vi sua foto no blog do desafio de verão e vim te visitar.Também estou nessa luta e vendo as vitórias das blogueiras light decidi também ser uma, seu blog é inspirador, parabéns!

Vania San disse...

Saudades de você amiga linda!
Beijos

VANESSA disse...

Otimo texto, realmente nos faz refletir cada vez mais.
Obrigado amiga.
Beijocasss

Malu disse...

Estou amando esse livrooo!!!! rsrs Mto boas as informaçoes Cris...
Olha, não sei se já te indicaram, mas deixei 1 brincadeirinha pra vc lá no meu blog, viuu!!! rsrs
bjss



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