Páginas

PARTE DO RITUAL

Ritualizar as refeições me ajuda a evitar excessos. Eu costumo beliscar muito durante o preparo e muitas vezes como de pé, na cama, sentada sem postura e correndo.

Eu decidi que vou prestar mais atenção ao momento da alimentação. Mastigando devagar, procurando descansar os talheres no prato, sentindo o aroma e textura do alimento. Enfim, ampliando o meu paladar.

O ritual consiste em montar a mesa com jogos americanos, guardanapos, talheres e pratos de sobremesa. Daí me dei conta que minha louça é uma velharia. Um prato de cada cor, copos de requeijão, etc... uma lástima.

Me deu vontade de possui louças bonitas de porcelana, taças, enfim utensílios que enfeitem e que ampliem a sensação de satisfação à mesa. Saí e me dei um presente : 01 jogo para duas pessoas de xicaras de louça em formato de coração decoradas com minusculas flores azuis.
O pires tem forma de coração e vem dentro de uma caixa azul tb em forma de coração. São lindas e estou amando. Tenho certeza que esse novo hábito vai reforçar a minha mudança de comportamento diante dos alimentos.

5 comentários:

Kelly disse...

Que gracinha...Acredito que são show sua nova louça.
E com certeza agora vc vai sentir mais vontade de ficar olhando cada detalhe e apreciando tudo e com isso se preocupara sim em comer menos,e se não for menos sera me melhor qualidade!
Um beijo grande pra vc!
Otima iniciativa!
Otima quarta!

Anônimo disse...

Depois eu volto para ler, mas o lance do açucar mascavo para mim é o seguinte: é calórico, não é tão nutritivo quanto dizem, e é sujo, isso mesmo, tem mais impurezas incluindo formiga triturada (e formigas comem cadáveres) então para mim não serve. Agora, um mel verdadeiro é nutritivo e bate um bolão. Eu não uso porque gosto de adoçante.

Depois venho ler seu post. Melhor, vou ler agora rsss.

Adorei e vou adotar. Acho que valeria trocar o prato normal pelo de sobremesa: faz uma diferença enorme na percepção da "quantidade". E vou copiar esse post para o meu blog de alimentação, para ler sempre que estiver "esbaforida" para comer rsss

Beijos

Anônimo disse...

Você conhece?

http://www.slowfoodbrasil.com/index.php?option=com_content&task=view&id=234&Itemid=95

Eu adoro o movimento.

http://www.slowfoodbrasil.com/content/view/33/53/

Esse é o link para o manual do Slow Food

Beijos

Anônimo disse...

Que bacana esse lance de se sentar a mesa para comer. Aqui em casa comemos na mesa na hora do almoço, mas na janta cada um come em seu canto. rs.

Um beijão.

Anônimo disse...

oiiiiii

ritualizar ajuda bastante, estou comendo errado principalmente no fim da tarde, porque retomei o hábito de comer na mesa de trabalho, caminhando, falando, tenho que rever isso.

sempre gostei de louças diferentes, as minhas eram rosa e amarelo, lindas, lindas, mas ficaram velhas, uns 25 anos e foram aposentadas.

esse ano comprei um jogo individual de oncinhas, lindas, lindas

fiquei imaginando seus corações ...
bjs



Devagar eu Chego Lá