Páginas

BENEFÍCIOS DAS FIBRAS

BENEFÍCIOS DAS FIBRAS

Andréa Galante
Colunista da Folha Online


De origem vegetal, as fibras são encontradas em todos os alimentos do grupo dos carboidratos. Como não são digeridas pelas enzimas, chegam ao intestino íntegras. Podem ser de dois tipo: solúveis ou insolúveis.


As solúveis têm a capacidade de absorver água, aumentam o poder de saciedade, diminuem a absorção de açúcares (glicose) e reduzem o colesterol do sangue (do tipo LDL). Já as fibras insolúveis não têm grande capacidade de se ligar à água e são eliminadas praticamente intactas. Suas principais ações fisiológicas são aumentar o bolo fecal, auxiliar no trânsito intestinal, favorecendo a evacuação, e reduzir a absorção intestinal do açúcar.


As principais fontes de fibras insolúveis são as verduras, legumes, feijões, aveia, farelo de arroz e frutas, como goiaba, abacaxi, morango, entre outras. Boas fontes de fibra solúvel são os cereais integrais, como arroz, granola, trigo, pão integral, verduras com casca, maçã e frutas com sementes oleaginosas (castanhas, nozes e amêndoas).


Mas os benefícios das fibras não acabam por aí. Alguns estudos comprovam que as fibras auxiliam na proteção do organismo contra as doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, diabetes mellitus, doenças cardiovasculares, câncer de intestino e de mama, constipação (intestino preso) e outros distúrbios do aparelho gastrointestinal.

4 comentários:

Juliewq disse...

Xuxu... meu msn é jujuwq@hotmail.com... se quiser me add... mas so posso entrar a noite...depois do trabalho... qdo chego em casa...

Anônimo disse...

A moça tá cheia dos conhecimentos, não é mesmo (rssssssss), dando aulas sobre água, fibras, rsssssss.

Adorei ler!

Bjs linda e capricha!

PS. bem que poderia tirar as tais letrinahs de verificação (é tão chatinho)... zwuevua

Barbara Lucas disse...

eu estou viciada em fibras...
se fico uns dias sem, meu corpo todo chora amargurado
hehehe

acabei de jantar fibra e mais fibra, sem carne.
faz um bem danado
beijinhos linda
e amei o post

Louise disse...

opaaa! hj comi minha cota de fibras...amo granola!!! qerida, legal as informaçoes, como vc esta? saudade! estou de volta e precisando da ajuda das amigas! beijos



Devagar eu Chego Lá